A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou nesta terça-feira mais uma assembleia geral da entidade, para discutir temas de relevância para o dia a dia dos municípios gaúchos. No encontro deste mês de julho, as principais pautas foram os regimes próprios de previdência social (RPPS), reforma tributária e fomento do desenvolvimento econômico.
De acordo com a presidente da Famurs, Adriana Perin de Oliveira, prefeita de Nonoai, destacou a importância destes encontros para ouvir demandas dos municípios gaúchos e prestar contas sobre os avanços feitos em prol do RS. “Eu como prefeita posso ter algum posicionamento sobre algo, mas ele jamais vai prevalecer diante da entidade. Então ouvir os demais prefeitos, as associações e suas demandas regionais é essencial”, apontou.
Ela afirmou ainda que mais de 300 municípios gaúchos estão com seus orçamentos sufocados por conta de seus regimes próprios de previdência. “Um dos assuntos que foi encaminhado foi o dos RPPS e como está essa questão da sustentabilidade fiscal dos municípios para que possamos orientar os prefeitos sobre os próximos passos. Também precisamos auxiliar os nossos gestores para esse momento de transição e adaptação da reforma tributária nos municípios”, completou.
Entre outras temáticas discutidas na assembleia estavam os acordos que a Famurs pretende firmar com o Ministério Público do RS (MPRS) para uso de inteligência artificial na gestão dos municípios e a busca por investimentos através de uma agência de desenvolvimento econômico.
Encontro não tratou de tarifaço dos EUA
Em visita ao Correio do Povo na última semana, a presidente da Famurs afirmou que a assembleia geral seria palco para uma discussão entre os gestores sobre os reflexos do tarifaço de 50% do presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, aplicado ao Brasil que entra em vigor no próximo dia 1º de agosto. Entretanto, Adriana ressaltou que o tema não foi discutido no encontro. Até o momento, a entidade não tem um posicionamento sobre o assunto.
Fonte: Correio do Povo / Portal Paiva News
2024 © - Todos os direitos reservados