Neste dia 28 de julho, é comemorado o Dia do Agricultor no Brasil. A data foi criada ainda em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Hoje com 165 anos, o Ministério da Agricultura estava completando um século de existência na época em que a data foi criada.
A agricultura sempre foi o carro-chefe do PIB nacional, mas da década de 60 para cá, o setor agrícola brasileiro viveu um salto de produtividade.
Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Emater, nos últimos 40 anos, o Brasil saiu da condição de importador para se tornar um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.
Hoje, o país aparece em quarto lugar numa lista global de exportação de alimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
O que está por trás desse crescimento?
O investimento público em pesquisa agrícola e as novas tecnologias implementadas no campo nas últimas décadas fizeram toda a diferença. A mpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que no período de 1975 até 2015, para se ter uma ideia, os avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do crescimento registrado no valor bruto da produção agrícola no Brasil.
Mas, por trás desses números, os protagonistas sempre foram os trabalhadores e trabalhadoras que se mantiveram no campo, ano após ano, se dedicando a tornar os solos brasileiros produtivos. E também, ao lado deles, as instituições de apoio aos agricultores.
Aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, há 120 anos o Sicredi foi a primeira instituição financeira cooperativista criada para amparar os produtores rurais.
Saiba como funciona a consultoria em negócios agro do Sicredi
O consultor de negócios agro da Central Sicredi Sul/Sudeste, Gustavo Limberger Schuck ressalta que a história do Sicredi é intimamente ligada à trajetória de crescimento do agronegócio.
"A história do Sicredi começou há 120 anos, ali na Serra Gaúcha, com o objetivo de apoiar a produção agrícola na região e desde então, sempre estivemos muito próximos desse segmento, sempre buscando entender as suas necessidades e financiar as suas atividades”, afirma Schuck.
Capilaridade e atendimento personalizado
A presença local das cooperativas permite um atendimento personalizado com soluções adaptadas à realidade de cada região. Hoje, o Sicredi é a maior rede de atendimento do Rio Grande do Sul e o primeiro repassador de crédito rural dentro do Estado. Dentro do país, dentre as instituições privadas, a cooperativa também fica em primeiro lugar.
"Prezamos muito pelo entender para atender, sempre ouvindo o nosso associado e buscando a melhor alternativa para ele, seja por meio de uma solução financeira, seja por produto e serviço ou até mesmo social, convênio, uma parceria nesse sentido”, explica o consultor de negócios agro.
Como uma instituição financeira completa, hoje o Sicredi conta com mais de 300 produtos e serviços voltados às necessidades dos associados. As soluções vão desde o custeio para uma pequena propriedade, investimento para máquinas, equipamentos, ou até mesmo uma linha de industrialização para uma agroindústria familiar.
Para além do crédito, o Sicredi oferece uma gama de seguros, em diversos segmentos, opções de consórcios, com taxas super atrativas e um portfólio de cartões para atender os associados.
“Recentemente, como é de conhecimento, foi lançado o plano Safra 25/26. E, desde meados de maio, estamos trabalhando com nossas equipes para atender da melhor forma possível e ágil o nosso associado”, relata Gustavo.
Apoio aos agricultores diante das mudanças climáticas
Os agricultores do RS vêm enfrentando safras frustradas por eventos climáticos há mais de um ano. Após uma sequência de safras marcadas pela estiagem, no ano passado, mais de 48 mil produtores rurais tiveram suas produções de grãos impactadas pelas enchentes no RS, segundo a Emater.
“Nosso ponto forte sempre foi relacionamento, de novo, entender e atender a necessidade, sempre ouvindo. Quando digo próximo, é estando na propriedade do associado, vendo, entendendo a necessidade e entregando a solução que ele necessita naquele momento, seja por via de crédito ou um seguro para que ele possa ter segurança na colheita ou na produção da safra”, ressalta Gustavo.
Avanços tecnológicos
O Sicredi teve um papel fundamental no avanço tecnológico na produção rural ao longo dos últimos anos. Segundo o consultor Gustavo Schuck, a instituição entende que a inovação não é apenas trazer tecnologia de ponta, mas também facilitar o acesso a ela.
Fonte: Assessoria de Imprensa / e Portal Paiva News
2024 © - Todos os direitos reservados