Diante das chuvas intensas que devem voltar a cair sobre o Rio Grande do Sul durante este sábado, o governo do Estado se prepara para o enfrentamento a possíveis transtornos. Ainda com dois importantes rios acima da cota de inundação, o volume de água esperado causa preocupação.
“O foco, neste momento, é preservar vidas. Cuidar das pessoas. Depois, estaremos juntos para ajudar na desobstrução de vias e recuperação do patrimônio, como já fizemos em outros momentos. Mas agora é hora da prevenção”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSD). Ele esteve em Caxias do Sul na manhã deste sábado para coordenar uma reunião de alinhamento do gabinete de crise avançado instalado pelo Estado na região.
A partir da coordenação da Defesa Civil Estadual, o gabinete mobiliza a atuação conjunta das forças de segurança pública, secretarias estaduais e órgãos municipais nas ações de preparação e resposta aos possíveis impactos. O cenário meteorológico apresentado aponta para volumes superiores a 130 milímetros em pontos localizados da Serra – o equivalente a toda a média mensal de chuvas concentrada em poucas horas, com maior intensidade entre a tarde e a madrugada de domingo.
“Pode parecer menos do que já enfrentamos, mas 130 milímetros em 12 horas, sobre um solo já encharcado, é um fator crítico. Isso gera saturação e pode provocar a movimentação de massa, que é justamente nossa maior preocupação na região”, explicou Leite.
A estrutura estadual conta com reforço de pessoal, aeronaves, ambulâncias, viaturas e apoio técnico, com geólogos e engenheiros mobilizados para identificar áreas com maior risco de deslizamentos e oferecer suporte aos municípios.
Fonte: Correio do Povo e Portal Paiva News
2024 © - Todos os direitos reservados